quarta-feira, 14 de abril de 2010


LLX e Votorantim firmam acordo comercial para implantação de planta industrial no Super Porto do Açu

A LLX, empresa de logística do Grupo EBX, e a Votorantim Cimentos Brasil, celebraram acordo comercial para implantação de uma unidade industrial para a produção de cimento no Complexo Industrial do Super Porto do Açu, em construção em São João da Barra, norte fluminense.

Além de estudos para a instalação da cimenteira, o acordo contempla também a importação de coque de petróleo para suprimento das unidades de produção de cimento da Votorantim, além do embarque de produtos vinculados à indústria cimenteira. Também está previsto o aproveitamento de subprodutos oriundos de outras unidades industriais que venham a se instalar no Super Porto do Açu, que servirão de insumos para a cimenteira.

O acordo comercial também estabelece os volumes e preços para movimentação de carga e para o arrendamento da área onde será instalada a cimenteira. A previsão é que o acordo comercial resulte em receita anual superior a R$ 30 milhões por ano para a LLX.

As empresas definiram um prazo de 150 dias (contados a partir da assinatura do acordo comercial) para a finalização dos estudos e condições do negócio.

“Este acordo no Super Porto do Açu evidencia as vantagens de um porto moderno e competitivo, a facilidade de uma retroárea para a instalação de indústrias, armazenamento de produtos e integração logística. A assinatura do acordo comercial com a Votorantim prova que ele será o destino preferencial para a expansão de empresas”, explica o diretor-presidente da LLX, Otávio Lazcano.

A LLX já possui 66 memorandos de intenção (MOUs) assinados com empresas que querem se instalar ou movimentar cargas no Super Porto do Açu.

Conheça o Super Porto do Açu
Desenvolvido pela LLX, empresa de logística do Grupo EBX, o Super Porto do Açu é um Terminal Portuário Privativo de Uso Misto, em fase de instalação em São João da Barra, norte fluminense, próximo à área de maior produção de petróleo e gás do Brasil.

Com construção iniciada em outubro de 2007 e operação prevista para o início de 2012, o empreendimento terá investimento de US$ 1,6 bilhão, sendo US$ 900 milhões pela LLX Minas-Rio (responsável pela implantação do terminal portuário dedicado ao minério de ferro) e US$ 700 milhões pela LLX Açu (responsável pela operação das demais cargas como produtos siderúrgicos, carvão, granéis líquidos e granito).

O Super Porto do Açu terá área de 7,8 mil hectares, profundidade de 18,5 metros e capacidade para receber navios de grande porte (220 mil toneladas), com fretes mais competitivos. Ele também contará com uma ponte de 3 quilômetros de extensão que ligará o continente a estrutura offshore com 10 berços para atracação de produtos como minério de ferro, granéis sólidos e líquidos, carga geral e produtos siderúrgicos. Atualmente, 66% da ponte já estão construídos.

Projetado no conceito porto-indústria, o Super Porto do Açu possui também uma retroárea e um complexo industrial contíguo, que abrangerá suderúrgicas, uma usina termoelétrica da MPX (empresa de energia do Grupo EBX) e até quatro usinas de pelotização de minério, entre outros.

Um terminal de granéis líquidos permitirá a movimentação de 4 milhões de metros cúbicos ao ano de gás natural liquefeito (GNL). O porto terá condição, ainda, de atender as necessidades de logística e suprimento das atividades de exploração e produção de óleo e gás na Bacia de Campos.    

A previsão é exportar 63,3 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, além de 10 milhões de toneladas ao ano de produtos siderúrgicos, 15 milhões de toneladas ao ano de carvão, 5 milhões de toneladas ao ano de granéis sólidos e 7,5 milhões de toneladas ao de carga geral.

Atualmente, cerca de 2.300 pessoas trabalham na construção do porto, e metade reside em Campos ou em São João da Barra.

Perfil
A LLX, empresa de logística do Grupo EBX, foi criada em março de 2007 com o propósito de prover o país com infraestrutura e competências logísticas, principalmente no setor portuário. Seus projetos possuem localização estratégica e profundidade adequada aos maiores navios, utilizando moderna tecnologia portuária, o que resulta em operações eficientes e de baixo custo.




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