Reunião foi realizada na tarde desta terça-feira, em Campos.
A LLX, empresa de logística do Grupo EBX apresentou nova proposta a Prefeita Rosinha Garotinho nesta terça-feira (13/10) e mostra mais uma vez que está disposta a fazer novos investimentos na região. Depois da construção do Porto do Açu, em São João da Barra, a empresa de Eike Batista, através apresenta a proposta para a construção de um corredor logístico para facilitar o fluxo pesado de veículos, retirando-os de rodovias movimentadas, como a BR-356, por exemplo, que liga Campos ao município vizinho.
A prefeita Rosinha Garotinho recebeu o presidente da LLX, Otávio Lazcano, e os diretores da empresa, José Salomão (Desenvolvimento) e Cláudio Lampert (Jurídico), que falaram do interesse da empresa.
O corredor logístico vai ser um acesso alternativo de 45 quilômetros, dos quais 38 quilômetros passarão por Campos e sete em São João da Barra, onde estariam incluídas rodovia, ferrovia (que tem a Ferrovia Centro Atlântica como responsável pelo trecho de Campos, no transporte de cargas), linhas de transmissão e uma dutovia.
De acordo com os cálculos feitos pela empresa, cerca de 100 mil veículos pesados, incluindo ônibus e caminhões, estarão trafegando pelo corredor, diariamente, quando o porto e o Complexo Industrial estiverem operando, uma previsão para o final de 2013 ou início de 2014.
O objetivo do empreendimento é retirar o tráfego pesado da área urbana, mas para isso, será necessária a criação de um plano viário, que terá o acompanhamento da Prefeitura, para definir os trechos. O corredor logístico está sendo projetado para o período de 15 a 20 anos e vai atrair novos investimentos.
Durante a reunião foi destacada a necessidade de qualificar mão-de-obra para o setor portuário, que vem crescendo na região, com o Porto do Açu e o Complexo Logístico e Industrial de Barra do Furado, entre Campos e Quissamã.
O presidente da LLX ficou impressionado em saber que Campos é um pólo universitário, onde estudam cerca de 40 mil estudantes, fazendo com que o município seja formador de mão-de-obra qualificada.
O corredor logístico que vai ligar Campos ao Porto do Açu terá o mesmo molde do de Roterdam, na Holanda, um dos maiores do mundo em tonelagem movimentada e o principal da Europa. A expectativa é que as obras comecem no próximo ano.
Também participaram da reunião, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Eraldo Bacelar; e o coordenador de Infraestrutura e Desenvolvimento, Antônio José Petrucci, que farão parte do grupo de trabalho junto com a LLX.
por onde passara este corredor logístico e quais serão os bairros afetados
ResponderExcluir