quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Conheça o Super Porto do Açu

Com área total de 7,8 mil hectares e investimento de US$ 1,6 bilhão, o Super Porto do Açu será uma alternativa para o escoamento da produção dos estados do centro-oeste e sudeste do país, que atualmente sofrem com a falta de acessos logísticos.

Com profundidade de 18,5 metros e capacidade para receber navios de grande porte (220 mil toneladas) e com fretes mais competitivos, o Super Porto do Açu terá estrutura offshore com até 10 berços para atracação de navios.

A meta é exportar 63,3 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, além de 10 milhões de toneladas ao ano de produtos siderúrgicos, 15 milhões de toneladas ao ano de carvão, 5 milhões de toneladas ao ano de granéis sólidos e 7,5 milhões de toneladas ao de carga geral.

Com construção iniciada em dezembro de 2007 e operação prevista para o início de 2012, o Super Porto do Açu prevê também uma retroárea para armazenamento dos produtos que serão movimentados, além de um complexo industrial contíguo.

A área industrial abrangerá suderúrgicas, uma usina termoelétrica da MPX e até quatro usinas de pelotização de minério, entre outros. Um terminal de granéis líquidos permitirá a movimentação de 4 milhões de metros cúbicos ao ano de gás natural liquefeito (GNL). O porto terá condição, ainda, de atender as necessidades de logística e suprimento das atividades de exploração e produção de óleo e gás na Bacia de Campos.

Atualmente, cerca de 2.300 pessoas trabalham na construção do porto. Metade reside em Campos ou em São João da Barra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário