quarta-feira, 22 de julho de 2009

Açú tem estudo ambiental prévio APROVADO!

09/07/2009 16h51
Ambiente faz diagnóstico sobre licenciamento
Por Ascom da Secretaria do Ambiente

A secretária Estadual do Ambiente, Marilene Ramos, disse hoje (9/7) que já está pronta a avaliação ambiental estratégica do Complexo do Açu, do empresário do Eike Batista, que estabelece tipo e tamanho dos empreendimentos que poderão ser implantados na área. A iniciativa da Secretaria do Ambiente pesou na decisão do grupo chinês Wuhan Iron & Steel (Wisco) de se instalar no Norte fluminense, quando Marilene Ramos esteve em visita oficial ao país, na semana passada, com o governador Sérgio Cabral.

De acordo com a secretária, já estão sendo produzidas as análises prévias para todos os grandes projetos econômicos em andamento no estado, como o Comperj e o Arco Metropolitano.

-A intenção é dar segurança a potenciais investidores, evitando gastos com licenciamentos ambientais que jamais serão concedidos. Prospectamos todos os empreendimentos que podem se instalar numa área e mapeamos necessidades de infra-estrutura, transporte, saúde, educação e o impacto ambiental de tudo isso. Assim, sabemos o que é e o que não é viável. O investidor já chega sabendo de suas chances e das exigências que terá de cumprir para levar projetos adiante - destacou.

A secretária garantiu que é possível, do ponto de vista ambiental, operar na região uma usina com capacidade produtiva de até 16 milhões de toneladas. No caso da usina do Açu, a Wisco terá de obedecer aos padrões europeus de emissão de poluentes, mais rígidos que os nacionais.

-Sabemos que o principal problema na região é a poluição atmosférica, então o licenciamento vai exigir a melhor tecnologia disponível - completa a secretária.

O Complexo de Açu já teve duas térmicas de 2.300MW a carvão licenciadas. A avaliação estratégica mostrou que o empreendimento comporta geração de até 5.000MW. Mas as próximas usinas terão obrigatoriamente de operar com gás natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário