segunda-feira, 27 de julho de 2009

Eike Batista: Mais História

Esperava repercussão do artigo publicado aqui, no Jornal O DIÁRIO, dia 04/7/2009, sobre o título: AFINAL, QUEM É EIKE BATISTA. Mas, não tanto. Daí resolvi continuar matando tanta curiosidade. Ele não para. Já tem encomendado um jato Phenom 300, e está completando as negociações do mega-negócio (DA CHINA), onde os chineses investirão no Porto do Açu, U$$ 4.5 bilhões, com a perspectiva de em 5 anos, ofertarem 10 mil empregos.

O empresário EIKE BATISTA, no momento, é o alvo constante de interesse da mídia. A maioria dos investidores internacionais o admira, consideram suas predisposições para o risco e a capacidade de atrair investidores para os seus projetos como um sonhador moderno que consegue fazer os sonhos se tornarem realidade muito rapidamente, fazendo suas empresas terem suas ações com aceitação imediata, mesmo que crie um novo e mirabolante negócio a cada semana.

Suas decisões surpreendem com a facilidade de fazer negócio acima do normal, como a venda de parte de sua mineradora MMX à Anglo-Americana, por U$$ 5.5 bilhões dos quais U$$ 3 bilhões foram só pra ele. Assustou ao mercado petrolífero, quando, inesperadamente comprou 21 blocos de exploração da Petrobras, nas bacias de Campos e Santos, por U$$ 1.4 bilhões. 1-2-3-4- bilhões de dólares são números fáceis para ele movimentar. Serão mais de 4 bilhões de barris de óleo, o que deverá ter como resultado desta pequena especulação, como diz a seus amigos.

Eike não esconde seus lucros, muito pelo contrário, divulga todos seus passos financeiros como um menino brincando com uma nota de dez reais. O X de suas empresas representa a certeza de multiplicação do capital. O escritório da EBX, a HOLDING de Eiki, que reuni empresas das áreas de mineração, logística, energia e petróleo, fica no 10º andar de um prédio na praia do Flamengo, no Rio de Janeiro, com vista para o mar. Como hobby, participa de competições, principalmente corridas de lanchas em alta velocidade e por opção errada, é botafoguense.


Está em mineração há 26 anos e aplica diariamente o lucro-sobre-lucro, nada se perdendo. Eiki iniciou o curso de engenharia metalúrgica aos 18 anos na Alemanha, fala fluentemente o português, inglês, alemão, francês, e arrasta várias outras línguas. Em sua volta para o Brasil, (início da vida financeira) teve sua atenção voltada para a região de Nova Floresta,
em Mato Grosso, (garimpo) para onde foi e começou a ser corretor com 5% de comissão, até comprar com financiamento de joalheiros de São Paulo, a mina Nova Planeta.

Passou rapidamente a controlar o garimpo e a única pista de voo. Rapidamente acumulou U$$ 6 milhões, com o resultado financeiro, mecanizou toda mina, e comprou um avião para fazer o transporte, coisa que ninguém pensaria na época. Diz sem constrangimento. Todas as burradas que podia fazer em minha vida, fiz nessa época, e foram muitas, até que aquele pequeno negócio inicial começou a dar um lucro de U$$ 1 milhão, por mês.


Daí pra frente, iniciou o ciclo de se associar a grandes mineradoras, crescendo seu prestígio e o poder de negociar, comprando minas, fazendo-as render e vender parte pelo valor muito maior do que investiu até então. Em 1985, uma grande mineradora do Canada, a Treasure Vally, conheceu a história do garoto louro, tendo aí, começado novo crescimento de suas operações.

Amy Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário