segunda-feira, 27 de julho de 2009

Ponto Final

Mar de dinheiro

São João da Barra, mais precisamente o Açu, será o destino do maior investimento de empresas chinesas no Brasil. Este mês, a siderúrgica Wisco confirmou que instalará uma usina no Porto do Açu, em investimento superior a US$ 4 bilhões. É na verdade um mar de dinheiro, que muda o perfil da economia do município e também na região.

Montadora e estaleiro

Ao mesmo tempo, o grupo Sino Pacific negocia a construção de um estaleiro que consumirá recursos estimados em US$ 100 milhões, enquanto a monta-dora Chery já esteve no Açu, avaliando a compra de uma área de terra no condomínio da LLX para fabricar carros.

O maior grupo

A Chery é o maior grupo privado chinês do setor automotivo e elegeu o Brasil como um próspero mercado, talvez o principal para os seus projetos iniciais fora do seu território. A empresa já tem uma representação comercial em São Paulo, mas a montadora vai mesmo fincar sua base no município de São João da Barra, por causa da viabilidade técnica do Porto do Açu.

Banco Chinês

A montadora pretende fazer no Brasil uma plataforma de exportação para outros países da América do Sul. Tanto investimento assim vai forçar o Banco estatal da China a abrir uma filial no Brasil, que deverá ser na cidade do Rio de Janeiro, mas com agências em São João da Barra e em Campos. Isso está previsto para o ano de 2011. São boas notícias para a região.


Revisão


Tudo isso somado poderá fazer com que a Petrobras volte mais um pouco os olhos para o Norte Fluminense. Já existem executivos da empresa achando que foi um erro escolher Itaboraí para ser sediar o pólo petroquímico. Isso fará com que a região metropolitana do Rio fique ainda mais inchada. Se estão querendo rever até os royalties, poderiam rever também essa questão do pólo.

Boa proposta

A prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, que preside a Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), apresentou a proposta da criação de uma faixa de reserva de 40% dos recursos provenientes da exploração de petróleo em camadas de pré-sal, para fixação de indenizações por produção, como royalties e participações especiais, pela legislação atualmente em vigor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário