segunda-feira, 27 de julho de 2009

Eike Batista: Mais História

Até 1985, Eike Batista ainda não havia entrado no ramo de exploração de ferro e petróleo, mais já era a bola da vez quando empresas de mineração pretendiam aplicar capital no Brasil. Nas mãos de EIKI, a mega firma canadense Treasure Valley, se transformou, no Brasil, em TVX. Quinze anos após, ao deixar a companhia, sua participação valia U$$ 800 (oitocentos milhões de dólares). Com o capital ganho, resolveu investir em minério de ferro, tendo criado a MMX de mineração.

A tonelada de minério de ferro, para produção do aço, estava cotada a U$$ 65, em 2007, passou a valer U$$ 85, e em 2008, U$$ 140, tendo conseguido em pouco tempo, várias licenças para exploração de minério de ferro, criando o sistema de lavra e minerodutos. Tudo foi só sorte? Perguntam. - Responde: É preciso ter sorte mesmo.

Esta atitude correu mundo, e quando a MMX, em 2006, abriu o capital, ainda não produzia um grama de minério, mesmo assim, captou no mercado U$$ 1.1. bilhão, uma arrecadação recordista nas operações da I.P.O. (BOVESPA) Quem investiu 1 dólar, ganhou 5, tendo o valor das ações se valorizado em 371%. Seu lado místico impressiona a tantos.


Quando comprou os blocos de petróleo no leilão do ANP, encerrou todos os lances com seu número preferido, número 63, o mesmo usado em sua lancha de corrida. Só fechou o acordo, depois que concordaram que o valor fosse de U$$ 5.248 bilhões e 63. Seu Mercedes SL/R, tem a placa EIK-0063. Quero os melhores executivos de cada área, e para conseguí-los, faz as propostas irrecusáveis, com a afirmação: Quero fazer você rico, e ficar mais rico ainda. Cita o caso de Luiz Rodolfo Landim, que desejava em sua equipe, mas que havia acabado de acertar com o grupo Pão de Açúcar para assumir um cargo na diretoria.


Finalmente acertou com EIKE. Landim iniciou sua participação na organização da nova empresa de EIKE, e da noite para o dia, se tornou milionário, pois, além do polpudo salário, no fim do ano, recebeu 10% do distribuído em ações, que representou um valor de U$$ 44 milhões. Distribui riquezas a quem o faz mais rico, no entanto, é um emérito cobrador. Em 2007, comprou 70% da arrecadação do leilão promovido pela Agência Nacional de Petróleo, desbancando a Petrobrás numa licitação Federal.


Fundou para gerir este novo empreendimento, a OGX. Contratou a peso de ouro, 32 executivos de primeira linha e imediatamente promoveu 88 reuniões por todo planeta, tendo ao final destas, suas ações colocadas no mercado, totalizando U$$ 12 bilhões. Estou construindo no PORTO DO AÇÚ, no RJ, no litoral fluminense, um dos maiores complexos, um porto de grande porte, termo elétrica, complexo siderúrgico – pólo metal mecânico – fábrica de carro e muitos outros contratos que já tenho assinado com empresas como: Votorantin, Bunge, Iveco, Techin, Posco. Só com a Camargo Corrêa, que é a responsável por parte da obra, já loquei U$$ 1.5 bilhão. Será também construído um estaleiro e capitação de energia solar, com a chinesa YINGEI NEW ENERGY, e mais 32 empresas de vários setores.


Acessa o computador e vê pela televisão tudo sobre notícias e cotação do mundo, até 2 horas da manhã. Se algo o interessa a qualquer hora toma decisões e interfere no mercado. Numa noite de insônia, pela manhã, ao chegar ao escritório, reuniu os executivos e informou: Tenho 27 novos negócios para estudar-mos, SE PREPAREM PARA FICARMOS MAIS RICOS

Amy Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário