segunda-feira, 27 de julho de 2009

Porto do Açu


Localizado no município de São João da Barra, na região norte do Estado do Rio de Janeiro, o Porto do Açu é um dos maiores investimentos do Brasil em terminais marítimos privados. Próximo aos campos de petróleo offshore das bacias de Campos, Santos e do Espírito Santo e com fácil acesso para as regiões mais desenvolvidas do Brasil, o Porto do Açu servirá de centro logístico para as regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.

Este terminal portuário privativo de uso misto terá seis berços de atracação para navios graneleiros e quatro berços de atracação para carga geral e embarcações de apoio à atividades offshore. Com uma profundidade de 20 metros, o Porto do Açu permitirá a atracação de navios Capesize com capacidade de até 220.000 toneladas, assim como a nova geração dos navios superconteineiros com capacidade de até 11.000 TEUs.

Com uma área de 7.800 hectares, sua retroárea foi projetada para abrigar um inovador pólo industrial de grande capacidade, que incluirá: um terminal para minério de ferro, plantas de pelotização, usinas termoelétricas, um complexo siderúrgico e um pólo metal-mecânico, para atender as demandas das indústrias de petróleo e bens de capital, unidades petroquímicas, refinarias, indústrias cimenteiras e pátios para armazenagem de granéis e carga geral.

Seu projeto também engloba centros de distribuição e consolidação de cargas, instalações para embarcações de apoio às atividades off-shore, montadoras de automóveis e clusters para processamento de rochas ornamentais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário