segunda-feira, 27 de julho de 2009

Eike recebe comenda em SJB

Empresário constrói Complexo Logístico no Açu


Divulgação

EIKE - Empresário vai receber a maior comenda da Câmara de São João da Barra


· Comente esta notícia

· Sugira uma reportagem

· Faça sua denúncia ao Monitor

· Participar do Cidadão Reclama

· Escrever para o Carta do Leitores

Nagyla Corrêa

Agraciado no ano passado com a comenda Barão de São João da Barra, o presidente do Grupo MMX, empresário Eike Batista, estará no município amanhã para receber de fato a medalha. O empresário preside o grupo que está construindo o Porto no Açu, com expectativa de geração de três mil empregos na região. Ele aproveita a presença no município para visitar as obras do porto.

Ao meio-dia, ele participa de almoço para entrega da medalha, maior comenda do município, no Restaurante Boi Grill. O município comemora 158 anos hoje e realiza a 364ª Festa de São João Batista.

Eike vai chegar de helicóptero e será recebido pela prefeita do município, Carla Machado, que também deve acompanhá-lo na visita ao canteiro de obras. De acordo com a assessoria de imprensa do Grupo, ontem o empresário ainda estava fechando a sua agenda e somente hoje será definida a seqüência dos seus compromissos. A princípio, está marcada a sua chegada por volta das 9h.

Ontem também os assessores da prefeitura estavam organizando o almoço, mas ainda não tinham a definição se Eike atenderia a imprensa numa coletiva, provavelmente, antes da solenidade. Além disso, como o governador, Sérgio Cabral, estará numa viagem ao exterior amanhã, a prefeitura fez o convite ao vice-governador Luiz Pezão. A decisão deve ser oficializada somente hoje.

Mineiro de Governador Valadares, Eike Fuhrken Batista é um empresário que atua em várias áreas, com destaque a mineração.

Ele é conhecido por sua ousadia nos negócios, a ponto de ser taxado às vezes de aventureiro. Em janeiro, ele anunciou a venda de parte dos ativos da MMX Mineração e Metálicos, uma das empresas de sua holding EBX, para o grupo Anglo American.

O negócio, segundo Eike, foi fechado em três meses e representa a maior operação da mineradora anglo-sul-africana no mundo. Segundo o empresário, a EBX continuará dona da MMX, que, com a reestruturação, vai vender operações. Com isso, a recém-criada Newco, da Anglo, comprará dois dos principais ativos da MMX: a MMX Amapá e a MMX Minas-Rio.

Investimento no município é de US$ 2,5 bilhões até o ano de 2010
O complexo logístico do Açu prevê investimento de cerca de 2,5 bilhões de dólares, incluindo obras civis, dragagem, construção de linhas elétricas, melhorias em estradas de acesso, compensações ambientais às localidades, incluindo ainda compra e montagem de equipamentos eletromecânicos de grande porte. Por enquanto, foram gerados 1.200 empregos diretos, sendo cerca de 55% originários da região. Esse número ainda deve crescer para mais de 1.500. O início das operações está previsto para o primeiro semestre de 2010.

De acordo com representantes da empresa, três razões motivaram a escolha para a instalação do empreendimento: seu posicionamento geoeconômico, com possibilidade de atender a demanda do Sudeste Brasileiro, onde concentra a maior parcela do PIB do país; a utilização de áreas já bastante degradadas para as atividades retroportuárias, minimizando impactos ambientais; e a possibilidade de ancoragem de navios de grande porte, com avanço relativamente pequeno mar adentro.

Para cada emprego direto, três são gerados indiretamente. Daí estima-se pelo menos 5.100 empregos a serem gerados na implantação do complexo, com reflexos principalmente em São João da Barra, movimentando a economia através de restaurantes, pousadas, escolas, comércio, entre outras áreas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário