segunda-feira, 27 de julho de 2009

Porto do Açu receberá representantes de fábricas de carros chineses

Secom - Carlos Magno

Nos próximos meses, o Rio de Janeiro, mais exatamente São João da Barra, receberá representantes das fábricas de carros chineses Byd (Build Your Dreams), Chery e Jac. O objetivo das visitas é aprofundar a discussão sobre a possibilidade de construção de unidades de produção no território fluminense. A negociação é um dos resultados da missão que esteve na China há duas semanas sob a liderança do governador Sérgio Cabral, a prefeita de São João da Barra, Carla Machado e do empresário Eike Batista – do grupo EBX.

A missão visitou as fábricas da Jac, Chery e Byd, que pretendem se instalar na região do Rio de Janeiro. As negociações com a Jac e a Cherry estão em estágio mais avançado. São João da Barra será uma das cidades do Rio que serão visitadas por representantes da Jac, que já estiveram
em São Paulo e no Ceará. A favor do município está o fato de a área estar prestes a sediar o Porto do Açu – com imenso potencial para o escoamento da produção.

Fábrica de modelos elétricos, a Jac impressiona pelo volume de produção. A marca produz 500 mil veículos por mês, entre carros, vans, caminhões e ônibus. A Fiat faz no mesmo período 70 mil veículos.

A Chery planeja produzir no Brasil 150 mil veículos por ano. O Rio, São Paulo, Minas Gerais e Ceará estão nos planos da fábrica, que pretende inaugurar a unidade em 2012.

Em sua viagem à China, o governador afirmou às montadoras que o Estado oferecerá todo o suporte para que ocorra a instalação, incluindo incentivos fiscais. Cabral destacou ainda que a ida para o Açu da gigante da siderurgia chinesa, a Wisco, é mais um facilitador para a operação das montadoras, porque elas terão aço disponível no próprio porto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário