segunda-feira, 27 de julho de 2009

A LLX Minas-Rio, uma subsidiária da LLX Logística, assinou os contratos de financiamento com o BNDES e os bancos Unibanco e Itaú, num total de 1,321 bilhão de reais. Os recursos serão utilizados para construir um ramal ferroviário de 45 quilômetros, ligando o Porto do Açu, no norte do Rio de Janeiro, à rede ferroviária brasileira. A obra permitirá o escoamento do minério de ferro extraído pela Anglo American em Minas Gerais.

O prazo de pagamento será de 12 anos, com dois anos e meio de carência. O financiamento foi estruturado como project finance. Neste modelo de crédito, o empreendedor e o agente financeiro dividem os riscos do empreendimento, porque o financiamento é pago pelo seu fluxo de caixa, após o início das operações. O BNDES arcará com 50% do total financiado, e os bancos privados, com a outra metade.

A LLX Minas-Rio é controlada pela LLX Logística, fundada em 2007 pelo empresário Eike Batista. Em meados de 2007, a mineradora britânica Anglo-American adquiriu uma fatia de 49% da companhia. A missão da LLX Minas-Rio é construir e operar o Porto do Açu, além do ramal ferroviário que o ligará à malha brasileira. O Porto de Açu foi projetado para escoar 6,5 milhões de toneladas anuais de minério de ferro, 9,7 milhões de toneladas de produtos siderúrgicos, além de carvão, cimento, granéis líquidos e cargas em geral. O porto deve entrar em operação no segundo semestre de 2011.

Folha da Manha - 23/01/09


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