segunda-feira, 27 de julho de 2009

Grupo de Eike muda planos para o Complexo do Açu

Autor: Porto Gente

Incluído no site em 11/07/2008

O embate entre ambientalistas e a admimegaempresário Eike Batista já virou um clássiúltimos meses, a com unidade ambiental se queida escolha de uma área indígena para a construPeruíbe (SP), e da implanPonta da Tijoca, em terriPortoGente.

O último capítulo aconte ceu nesta última quarta-feira (9), quando foi deciComplexo Logístico e Portuário do Açu (RJ). A alteração de planos obrigou que representantes da empresa MPX, subsidi ária do grupo principal, a EBX, participassem de uma espécie de prévia das audiências públicas do Conselho Municipal de Meio Ambiente e DesenSustentável em São João da Barra, município que abrigará o Porto do Açu. As audiênci as, que prometem muitas discussões, já estão marcadas para os próxiCampo vai receber a audiência. No dia 15, será a vez da própria São João da Barra.

Segundo o coordenador de Meio Ambiente da MPX, Roberto Brito, a decisãode mudar a localização da Termelétrica dentro da área do Complexo do Açu partiu de discussões entre a Superintendência EstaLagoas (Serla), a Federação EstaInstituto Estadual de Florestas (IEF). “A área inicial vai comportar uma área de conservação. Como condicionante para a licença prévia, a empresa terá que investir, no mínicompensação e transEstado”.

A UTE vai ter capacidade de 2.100 megawatts (MW), em investimento de R$ 6 bilhões. O início das operações está previsto para julho de 2012. O combustível utilizado será o carvão mineral importado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário